Assembleia Municipal discute falta de qualidade do Hospital de Aveiro
DATA
03/03/2014 09:48:04
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Assembleia Municipal discute falta de qualidade do Hospital de Aveiro

hospitaldeaveiroAs bancadas do PSD e do CDS na Assembleia Municipal (AM) de Aveiro anunciaram que vão apresentar na próxima sessão ordinária daquele órgão uma moção com propostas de solução para os problemas no Hospital de Aveiro.

O anúncio foi feito pelo deputado Paulo Marques, do CDS, que leu uma declaração conjunta das bancadas da coligação PSD/CDS, que suporta a Câmara gerida por Ribau Esteves. Segundo os vogais daqueles dois partidos, a qualidade de "uma parte significativa" dos serviços prestados pelo Hospital de Aveiro "tem sofrido uma degradação que se acentua a cada dia que passa".

"Tem-se verificado uma constante diminuição de capacidade e de valências no apoio prestado pelo hospital aos seus utentes, o que resulta em prejuízo grave para os cidadãos ao nível da sua saúde, mas também a nível financeiro, porque ficam obrigados a recorrer a outros serviços", disse Paulo Marques.

Os vogais do PSD e CDS pedem por isso "uma rápida actuação" dos responsáveis do Hospital de Aveiro na procura das soluções que melhor sirvam os interesses dos cidadãos e apelam às entidades superiores para que sejam concedidos ao Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) os recursos necessários ao cumprimento da sua missão.

A moção a submeter à AM será depois entregue ao conselho de administração do CHBV, à Administração Regional de Saúde do Centro, ao ministro da Saúde e ao primeiro-ministro.

O problema do Hospital de Aveiro foi levantado pelo deputado do Bloco de Esquerda Ivar Corceiro. Numa alusão ao problema com as listas de espera para as consultas de hematologia no CHBV, que ultrapassa os 600 dias, o bloquista disse que este Governo está a "enviar estes doentes directamente para a morte com esta política". A este problema junta-se a falta de macas, realçou Ivar Corceiro, lembrando que esta situação "já obrigou inúmeras ambulâncias a ficarem inoperacionais durante várias horas no hospital".

O líder da bancada do PS, Filipe Neto Brandão, também se mostrou preocupado com o futuro do hospital, manifestando ao presidente da Câmara de Aveiro todo o apoio na luta que quiser desenvolver, no sentido de qualificar aquela unidade de saúde.

O socialista exortou ainda o autarca para que "não seja meigo no tratamento a dispensar ao ministro da Saúde", atendendo a que o governante já teria conhecimento do problema das consultas de hematologia há mais de um ano e "nada fez".

O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves (PSD/CDS/PPM) disse que o hospital "está mal de velho" e lembrou que a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro já pediu a intervenção do primeiro-ministro na qualificação do CHBV.

"Chamámos o primeiro-ministro a intervir no processo, porque, obviamente, já está percebido que com este ministro da saúde não vamos lá e com a sua equipa de secretários de Estado não vamos lá", concluiu o autarca.

 

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo

Terceiro espaço
Editorial | Luís Monteiro, membro da Direção Nacional da APMGF
Terceiro espaço

Qual é a relação entre medicina e arte? Serão universos totalmente distintos? Poderá uma obra de arte ter um efeito “terapêutico”?

Mais lidas

Sem artigos!
Sem artigos!