O concelho de Braga vai ter seis novas unidades de saúde familiar (USF), anunciou ontem o director do agrupamento de centros de saúde (ACES) de Braga, no âmbito do Dia Mundial da Saúde.
Com a abertura destas unidades, cuja fase de apreciação das candidaturas já decorre, José Manuel Cardoso aponta que Braga "deixará" de ter utentes sem médico de família, situação que afecta actualmente 24 mil utentes no concelho.
"No total vão surgir seis novas USF, duas em Enfias, sendo que uma dessas unidades transitará de unidade de cuidados de saúde personalizados (UCSP) para USF Braga Norte e a outra que será uma nova constituição, será designada de USF Sete Fontes. No último piso do centro de saúde do Carandá nascerá a USF Minho e a UCSP da freguesia de Ruães passará a ser USF, assim como a de Tadim. E finalmente em Sequeira e Cabreiros teremos a USF Braga Oeste", avançou José Manuel Cardoso.
O programa de iniciativas para assinalar o Dia Mundial da Saúde contou com uma palestra, com as agências de turismo de Braga, no sentido de dar a conhecer a consulta do viajante a emigrantes que têm como destino o continente africano e a plataforma de dados da saúde (PDS), um portal digital, onde as instituições de todo o país podem consultar o historial clínico de um utente quando este está deslocado.
"Um cidadão saudável é um cidadão feliz. Por isso, dar informação aos Bracarenses e esclarecer dúvidas em áreas que não são muito divulgadas, como é o caso das doenças transmitidas por Vectores, é sempre importante", salientou a vereadora com o pelouro da Saúde, Sameiro Araújo.
Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo
Qual é a relação entre medicina e arte? Serão universos totalmente distintos? Poderá uma obra de arte ter um efeito “terapêutico”?