Enfermeiros do hospital de Santarém iniciam hoje greve de quatro dias
DATA
19/08/2014 12:09:52
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Enfermeiros do hospital de Santarém iniciam hoje greve de quatro dias

Greve
Os enfermeiros do hospital de Santarém iniciam hoje uma greve de quatro dias em protesto contra o incumprimento dos horários de trabalho e pela rápida admissão de mais profissionais naquela unidade de saúde.

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), Guadalupe Simões, diz que o que está em causa é a "falta de 170 enfermeiros" naquele hospital, "quando deveria ter um quadro com 570 profissionais", e a consequente "ruptura nos serviços prestados ao nível dos serviços de urgência e internamento, a ruptura iminente nos cuidados intensivos, e um caos instalado no serviço de medicina".

A dirigente sindical apontou como motivos para a realização da greve o "incumprimento dos horários legais de trabalho, a exigência de uma rápida admissão de mais profissionais naquela unidade de saúde, e o pagamento do trabalho extraordinário", entre outras questões.

A dirigente sindical destacou ainda "a escassez e a redução do número de elementos por turno", uma situação que "dá origem a uma carga excessiva de trabalho" aos enfermeiros.

Segundo Helena Jorge, do SEP, os oito enfermeiros de turno da manhã "aderiram todos à greve", estando as urgências a funcionar, em termos de pessoal de enfermagem, em regime de serviços mínimos, pelo que os utentes "podem ter de esperar mais do que o normal, mas vão ser todos atendidos".

"Já somos poucos enfermeiros e temos muitos utentes internados, pelo que apelamos a que as situações que não sejam realmente urgentes se desloquem para os centros de saúde para procurar atendimento", pediu a dirigente sindical.

Na segunda-feira, a administração do Hospital anunciou que obteve autorização para contratar 17 enfermeiros, número que o SEP considera insuficiente.

Organizada pelo SEP, a greve tem início hoje, a partir das 08H00, e prolongar-se-á até às 24H00 de dia 22 de Agosto, sexta-feira.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo

Terceiro espaço
Editorial | Luís Monteiro, membro da Direção Nacional da APMGF
Terceiro espaço

Qual é a relação entre medicina e arte? Serão universos totalmente distintos? Poderá uma obra de arte ter um efeito “terapêutico”?

Mais lidas

Sem artigos!
Sem artigos!