Investigadores da Universidade de Évora (UÉvora) e profissionais de saúde do hospital da cidade vão desenvolver, em conjunto, projectos de investigação, na sequência de um protocolo estabelecido entre as duas instituições.
O vogal do conselho de administração do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), Carlos Mateus Gomes, disse ontem à agência Lusa que a parceria vai permitir "potenciar sinergias na área da saúde entre duas das maiores instituições da região".
"O hospital tem as competências nas áreas técnicas e a universidade tem a estrutura de apoio e logística necessária para dar corpo aos projectos de investigação", referiu o mesmo responsável.
De acordo com o vogal do conselho de administração do hospital de Évora, foram apresentados cerca de 40 projectos por investigadores da UÉvora e por profissionais de saúde do HESE, que abrangem várias áreas.
"Não nos limitámos às áreas clínicas", realçou, indicando que os projectos em carteira estão ligados às "áreas clínicas, enfermagem, patologia e anatomia patológica", mas também à "informática, gestão documental e biblioteca".
Carlos Mateus Gomes adiantou que alguns projectos pressupõem uma candidatura ao Fundo para Investigação em Saúde, mas outros requerem apenas disponibilidade dos profissionais e investigadores.
"Vamos analisar os projectos e ver onde eles se tocam", porque "não podemos garantir que os 40 projectos sejam todos passíveis de ser integrados e apoiados", reconheceu o responsável.
Segundo a unidade hospitalar, o seu centro de investigação "ganha uma nova dinâmica" com esta parceria.
O centro, que funciona desde Dezembro, tem como objectivo coordenar e dinamizar as actividades de investigação científica e tecnológica do HESE, criando os instrumentos necessários ao desenvolvimento de projectos locais e ao estabelecimento de parcerias com outras entidades.
Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo
Qual é a relação entre medicina e arte? Serão universos totalmente distintos? Poderá uma obra de arte ter um efeito “terapêutico”?