U.Porto e hospitais criam primeiros centros médicos académicos da região
DATA
31/08/2015 15:00:44
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

U.Porto e hospitais criam primeiros centros médicos académicos da região

logo_fmup_uporto
O Centro Académico Clínico ICBAS-CHP e o Centro Universitário de Medicina FMUP-CHSJ, que visam reforçar e aprofundar as sinergias existentes entre as duas escolas de medicina do Porto e os dois principais hospitais da cidade, serão oficialmente constituídos hoje, dia 31 de agosto.

Cooperar, promovendo assim a melhoria da investigação e do ensino médico, bem como a prestação de cuidados de saúde à população são os grandes objetivos deste acordo, esclarece a Universidade do Porto, em comunicado.

“Concebidos enquanto estruturas integradas de assistência, ensino e investigação médica, os dois novos centros vão combinar as capacidades das duas escolas de medicina mais procuradas pelos estudantes portugueses com a experiência e qualidade reconhecidas dos dois centros hospitalares do Porto”, salienta a instituição.

Dessa “união de forças” espera-se que se desenvolvam dois polos de “excelência e inovação”, focados no avanço e na aplicação do conhecimento científico para a melhoria da saúde, acrescenta.

"O modelo adotado assenta na criação de instrumentos que suscitem a discussão, investigação e aplicação prática de novos instrumentos para a governação clínica, para a governação académica e de modo a desenvolver áreas inovadoras. Desta forma, pretende-se adquirir bases e conhecimentos que, uma vez testados e desenvolvidos em modelos teóricos e académicos, possam ser transpostos para a melhoria da prestação de cuidados", lê-se também num comunicado do Ministério da Saúde.

O Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto vai ser o palco da assinatura das portarias para a criação dos dois consórcios entre a U.Porto – através da Faculdade de Medicina (FMUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) – e os centros hospitalares da cidade do Porto - o Centro Hospitalar de São João, E.P.E. (CHSJ) e o Centro Hospitalar do Porto, E.P.E. (CHP).

A cerimónia será presidida pelos ministros da Educação e Ciência, Nuno Crato, e da Saúde, Paulo Macedo, contando também com as presenças do reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, dos presidentes dos conselhos de administração do CHSJ e do CHP e dos diretores do ICBAS e da FMUP.

Lusa/Jornal Médico

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo

Terceiro espaço
Editorial | Luís Monteiro, membro da Direção Nacional da APMGF
Terceiro espaço

Qual é a relação entre medicina e arte? Serão universos totalmente distintos? Poderá uma obra de arte ter um efeito “terapêutico”?

Mais lidas

Sem artigos!
Sem artigos!