
Fernando Leal da Costa é novo ministro da Saúde. De acordo com o site da Presidência da República, Cavaco Silva recebeu hoje, em audiência, o Primeiro-Ministro indigitado, Pedro Passos Coelho, tendo dado o seu acordo à proposta de constituição do XX Governo Constitucional
Assim, o novo ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, continua nesta pasta, após quatro anos como secretário de Estado e adjunto do ministro Paulo Macedo, que deixa o Executivo liderado por Pedro Passos Coelho.
Nascido em 1959, Fernando Leal da Costa é licenciado em Medicina pela Universidade de Lisboa.
De acordo com a informação oficial do site do governo, Leal da Costa é consultor de Hematologia Clínica da carreira médica hospitalar, foi chefe de serviço de Hematologia do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa.
Leal da Costa é especialista de Hematologia Clínica e de oncologia médica e fez o Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde da Escola de Direção e Negócios (AESE).
Segundo o portal on-line do governo, foi membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos do Infarmed, onde também foi avaliador de ensaios clínicos, e, entre 2001 e 2002, foi subdiretor-geral da Saúde.
Entre 2003 a 2005, Fernando Leal da Costa representou Portugal nos comités diretores de saúde pública e do Acordo parcial do Conselho da Europa.
Foi coordenador nacional para as Doenças Oncológicas em 2005-2006 e consultor para os Assuntos da Política da Saúde na Casa Civil do Presidente da República de 2006 a 2011.
Lusa/Jornal Médico
Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo
Qual é a relação entre medicina e arte? Serão universos totalmente distintos? Poderá uma obra de arte ter um efeito “terapêutico”?