A Câmara de Mafra decidiu criar incentivos para atrair e fixar médicos de família no concelho, para colmatar a falta destes profissionais.
Em reunião pública, o executivo municipal aprovou por unanimidade uma proposta através da qual o município vai apoiar com 400 euros mensais, durante um período de dois anos, os médicos de família que venham a exercer a sua profissão no concelho durante cinco anos.
A atribuição de 400 euros mensais destina-se a apoiar a aquisição ou arrendamento de habitação ou, em alternativa, o transporte de médicos que não residam no concelho.
O presidente da Câmara explicou que, face ao aumento demográfico e da taxa de natalidade no concelho, em contraciclo com o país, a medida visa atrair médicos e reduzir o número de utentes sem médico de família.
Hélder Sousa Silva adiantou que dos 67.600 utentes, 40% estão sem médico de família, estando por isso em falta 18 médicos.
Segundo o autarca, o número de médicos em falta poderá baixar a breve prazo para 12 se, no âmbito de um concurso de contratação, forem atribuídas as seis vagas destinadas a Mafra das 12 que estão previstas para o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul.
Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo
Qual é a relação entre medicina e arte? Serão universos totalmente distintos? Poderá uma obra de arte ter um efeito “terapêutico”?