Os Bombeiros de Felgueiras doaram uma ambulância de emergência pré-hospitalar à Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) para ser utilizada pelo Centro de Simulação Biomédica, de acordo com declarações prestadas pela corporação.
Segundo o comandante da corporação, Júlio Pereira, a ambulância já não se encontrava ao serviço devido a uma avaria no motor, mas possuía a sua célula sanitária em bom estado e totalmente equipada, permitindo “aos futuros médicos treinarem num ambiente confinado a situações de emergência".
"Foi o honrar de um compromisso que irá melhorar ainda mais a qualidade dos alunos desta instituição, que é uma referência no âmbito da formação das ciências médicas", acrescentou Júlio Pereira.
Citado num comunicado da corporação enviado à Agência Lusa, o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto, Oliveira e Silva, afirmou que a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Felgueiras este gesto é “um exemplo para comunidade".
A diretora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Maria Amélia Ferreira, citada no mesmo comunicado, frisou que, "através de cenários simulados, será possível, em breve, o treino realista de situações de emergência pré-hospitalar, incorporando as restrições e limitações de um espaço reduzido, como é o interior de uma ambulância".
O Centro de Simulação Biomédica da Universidade do Porto foi criado em 2003 tendo formado mais de 3.200 estudantes de medicina e outros 1.200 profissionais de saúde.
Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo
Qual é a relação entre medicina e arte? Serão universos totalmente distintos? Poderá uma obra de arte ter um efeito “terapêutico”?